A Bissexualidade: o início do movimento no Brasil

A homossexualidade e outras questões relacionadas à sexualidade humana vem sendo amplamente discutido e defendido mundo afora. O preconceito contra homossexuais já é punido. Há eventos que difundem a existência e o respeito ao movimento LGBT (ou LGBTTTQ: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, Queer), antigo GLS.

A situação dos Bissexuais é peculiar. No Brasil, os bissexuais são alvo de preconceito constante, tanto por parte dos heterossexuais quanto por parte dos seus companheiros mais prováveis de luta, os homossexuais.

Nas palavras de Daniela Furtado:

“No caso de nós bissexuais, não temos nossa condição dada visualmente e sendo ignorada pelos olhares, e sim nossa identidade sendo ignorada pelos rótulos, discurso, instituições e indivíduos. Existe homossexual e heterossexual. Só. Se você não tem um desses rótulos na testa, você não existe.

Para além de uma simples bifobia de acreditar que bissexuais são indecisos, aproveitadores etc, algumas pessoas simplesmente esquecem-se de nossa existência ao citar as orientação possíveis, as minorias, as vítimas de preconceito etc ainda que frequentemente citem em seu discurso as várias siglas que levam nosso “B”.

Nas próprias instituições GLBT, o nome só é citado ao se explicar o significado dessas siglas, na hora de falar de cada um especificamente, gays estão sempre dentro, lésbicas raramente ficam de fora, trans e travestis são às vezes ignorados e bissexuais são quase sempre apagados.”

Para quem não acredita na bissexualidade, foram indicados os seguintes links:

Bisexuality is a Distinct Sexual Orientation (Bissexualidade é uma orientação sexual distinta)

The Bissexual Index

Biphobia: the gay side (Bifobia: o lado gay)

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “A Bissexualidade: o início do movimento no Brasil

  1. Daniela F.

    Hey ^^ Eu ainda não tinha visto isso aqui. Agradeço 🙂

Deixe um comentário